rita apoena
banner
ritacruz.pro.br
rita apoena
@ritacruz.pro.br
Leio, escrevo o romance 'Delíricos de Maria Flor': https://ritacruz.pro.br
Vegana e sempre à esquerda.
Enquanto o cultismo se manifesta na forma (ornamentação da linguagem, escolha de metáforas rebuscadas e sonoridade), o conceptismo se manifesta na estrutura do pensamento, no modo de organizar as ideias e argumentar. Bosi mostra que isso reflete o gosto do Barroco por contradições e paradoxos. (13)
November 10, 2025 at 7:56 PM
"O labirinto dos significantes remete quase sempre a conceitos comuns que interessam ao poeta não pelo seu peso conteudístico, mas pelo fato de estarem ocultos. (...) O que importa, pois, é não nomear plebeiamente o objeto, mas envolvê-lo em agudezas e torneios de engenho."

Alfredo Bosi (13) p. 31
November 10, 2025 at 7:47 PM
No Brasil colonial, essas tensões se tornam ainda mais intensas porque aqui a sociedade era dividida entre os senhores e os escravos, a riqueza e a miséria, entre o esplendor religioso e a opressão social. (13)
November 9, 2025 at 4:49 PM
Segundo Gombrich, isso aparece em igrejas com luzes dramáticas e espaços grandiosos (Bernini), pinturas que parecem continuar fora da moldura (Rubens, Caravaggio) e esculturas que pareciam em movimento. Tudo isso com o fim de "conquistar a alma" do espectador por meio do impacto sensorial. (30)
November 9, 2025 at 4:13 PM
O mundo moderno estava nascendo com novas descobertas científicas (Galileu, Kepler, Newton), grandes viagens, expansão colonial, guerras religiosas e conflitos políticos. Tudo isso criou uma sensação de instabilidade. Gombrich diz que o Barroco expressa esse sentimento de tensão e movimento. (30)
November 9, 2025 at 4:08 PM
O primeiro e mais importante motivo é religioso. Depois da Reforma Protestante (século XVI), que criticou a autoridade da Igreja e o uso de imagens religiosas, o catolicismo precisou se reafirmar, passando a incentivar uma arte mais emocional e envolvente, capaz de tocar o coração das pessoas. (30)
November 9, 2025 at 4:06 PM
Karen Sachs mostra que o trabalho produtivo (remunerado) e o trabalho reprodutivo (doméstico) são interdependentes. O capitalismo explora ambos, mas só reconhece o primeiro como economicamente real. Essa análise ajudou a consolidar a crítica feminista marxista. (193)
November 8, 2025 at 9:10 PM
Assim, segundo Engels, a subordinação feminina e a diminuição de seu status social foram consequências do modo capitalista de produção, que conferiu maior prestígio ao trabalho público, realizado prioritariamente pelos homens, e às novas formas de propriedade privada. (193)
November 8, 2025 at 2:43 PM
No capitalismo, as atividades reprodutivas e domésticas, geralmente desempenhadas por mulheres, passaram a ser consideradas de menor importância em comparação ao trabalho masculino realizado na esfera pública e associado à geração de riqueza. (193)
November 8, 2025 at 2:24 PM
Para António Damásio (1994), a emoção seria uma reação fisiológica e neural automática, por exemplo, o desejo, que acontece de modo inconsciente ou pré-consciente. Já o sentimento seria uma percepção subjetiva da emoção, quando o cérebro toma consciência das alterações corporais, das emoções. (226)
November 6, 2025 at 7:42 PM
O riso, por exemplo, é, segundo Darwin, uma resposta corporal e vocal que expressa emoções positivas, especialmente a alegria. Ele é considerado uma das formas mais antigas e universais de comunicação não verbal, presente em todas as culturas humanas e até em outras espécies de primatas. (225)
November 6, 2025 at 7:32 PM
Dentro desse processo, Foucault destaca o papel do que chamou de 'poder disciplinar', caracterizado pela vigilância e pelo controle dos corpos. Inicialmente restrito a instituições como prisões, escolas e quartéis, esse tipo de poder acabou se difundindo para toda a sociedade. (193)
November 4, 2025 at 8:47 PM