Metrô de SP passa a funciona 24h aos sábados a partir deste fim de semana
Quatro linhas do Metrô de São Paulo vão operar durante as madrugadas de sábado, e a medida começa a ser testada neste fim de semana. As linhas 1 (Azul), 2 (Verde), 3 (Vermelha) e 15 (Prata) do Metrô funcionarão de forma ininterrupta entre sábado e domingo, até fevereiro de 2026.
Trata-se de uma experiência que vai ser feita pelo Metrô, para analisar a “demanda potencial e a viabilidade técnica e operacional” dessa medida, que é uma demanda de passageiros que usam o transporte público sobre trilhos para ir e voltar do trabalho ou para se divertirem. O primeiro teste será neste sábado (6).
Normalmente, as estações de todas as linhas metroviárias de São Paulo é de 4h40 à 00h, todos os dias. Somente quando há eventos culturais na cidade é que o horário se estende, como em grandes festivais como The Town e Lollapalooza, ou durante a Virada Cultural, em que há operação durante a madrugada para atender a demanda dos visitantes.
A medida de caráter experimental de funcionamento durante a madrugada vale apenas para as quatro linhas operadas diretamente pelo Metrô, e portanto as transferências para linhas que são operadas por concessionárias privadas — como é o caso das linhas 4 (Amarela), 5 (Lilás), 8 (Diamante) e 9 (Esmeralda), por exemplo — e para os ramais da CPTM estarão fechadas.
Os trens irão circular da 0h às 4h40, com intervalos entre 20 e 30 minutos entre as composições, dependendo da necessidade. Excepcionalmente nos trechos da Linha 2-Verde entre as estações Vila Madalena e Clínicas e entre Sacomã e Vila Prudente, os trens vão operar por uma única via, nos dois sentidos. No restante da linha (Clínicas a Sacomã), bem como nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, a operação será pelas duas vias de circulação.
Já na Linha 15-Prata, ao menos neste primeiro fim de semana, o atendimento de madrugada será feito por ônibus gratuito do sistema Paese, porque os trilhos estão sendo usados para testes de novos trens.
Para usar o transporte durante a madrugada, os passageiros precisam ter os cartões Bilhete Único ou TOP, ou pelo QR Code que pode ser adquirido nas máquinas de autoatendimento nas estações. As bilheterias estarão fechadas.