Leoa mata homem que invadiu jaula em zoológico de João Pessoa (PB)
Um homem morreu na manhã deste domingo após ser atacado por uma leoa no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, conhecido como Bica, em João Pessoa, na Paraíba. A Secretaria de Meio Ambiente abriu uma investigação das circunstâncias do fato, segundo a Prefeitura da capital paraibana. A direção do parque informou que a leoa passa bem e está "tranquila", apesar do momento de "estresse".
Mulher é atropelada e arrastada na Marginal Tietê, em SP; polícia apura tentativa de feminicídio
Mãe mantida em cárcere privado pelo filho em MT é resgatada após bilhete de socorro: 'Salve a minha vida'
O homem, cujo nome não foi divulgado oficialmente, invadiu "deliberadamente" o recinto da leoa no zoológico. A prefeitura destacou que, "de maneira rápida e surpreendente", ele escalou uma parede de seis metros, as grades de segurança, chegou a uma das árvores do espaço e entrou na jaula. Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram a ação do homem, que foi atacado pelo animal e não resistiu aos ferimentos.
A prefeitura afirmou, em nota, que equipes de segurança tentaram impedir a ação do homem, mas não conseguiram.
"Assim que a ocorrência foi constatada, o parque foi imediatamente fechado para os procedimentos de segurança e remoção do corpo", afirmou o poder municipal, que prestou solidariedade à família.
Em nota, a prefeitura ressaltou que, apesar do sistema de segurança do parque, que "atende às normas técnicas", o "episódio lamentável" ocorreu porque "o homem insistiu na invasão".
Pelo Instagram, o Parque da Bica afirmou que "sempre seguiu padrões rigorosos de segurança em seus recintos".
"O espaço da leoa conta com mais de 8 metros de altura, grades reforçadas e todas as barreiras técnicas previstas para garantir a proteção dos animais e dos visitantes. O ocorrido foi um incidente absolutamente imprevisível, fora de qualquer cenário dentro da rotina do parque", destacou a administração do zoológico.
Ainda segundo o parque, a leoa passará por acompanhamento e avaliação nos próximos dias "por ter passado por um momento de grande estresse".
"A direção reforça o compromisso permanente com o bem-estar animal, a responsabilidade na gestão do parque e a transparência em todas as ações. O foco continua sendo garantir segurança, preservação e cuidado com cada vida sob nossa proteção", acrescentou o espaço.