Rapha Cubakowic
banner
raphacubakowic.bsky.social
Rapha Cubakowic
@raphacubakowic.bsky.social
Crítico de cinema e tradutor. Marx na cabeça, Brecht no coração. Cinema japonês e soviético. Às vezes falo sobre pintura.
Apesar de ser maravilhoso poder ver Nakadai atuando com maior liberdade de improvisação e, mesmo assim, demonstrando sua excelência em atuar com marcações precisas (como o fim da tela), ″Lear on the Shore″ é um grande pastel de vento cheio dos piores cacoetes do cinema de festival. (+)
November 27, 2025 at 9:13 PM
Esse fim de semana tem o último filme soviético dirigido (e atuado) por Bondarchuk em sua adaptação de Pushkin, "Boris Godunov".
November 26, 2025 at 5:50 PM
Atualizando meu top Naoko Yamada agora que terminei a filmografia dela:

1 - "A Voz do Silêncio"
2 - "The Colors Within"
3 - "Liz e o Pássaro Azul"
4 - "A História de Amor de Tamako"
5 - "K-On: O Filme".
November 25, 2025 at 9:45 PM
"Kimi no Iro" traz vários dos elementos que fazem com que Naoko Yamada se destaque sobremaneira no cenário estético da animação japonesa atual: personagens que falam baixo e gesticulam com cuidado, iluminação extremamente solar com a luz superexposta e diminuição da saturação... (+)
November 24, 2025 at 9:43 PM
O que eu mais gosto nas paisagens urbanas do Benning é que ele sempre parece estar lá na hora certa. Ou o olhar dele de alguma forma leva você, como espectador, a detectar algo q de outra forma consideraria desinteressante. (+)
November 22, 2025 at 1:24 AM
A série documental do Cameron "Story of Sci-fi" tem aeua melhores momentos quando mostra cenas de making of e similares, mas é tão inofensivo e distante da promessa do título que é frustrante, msmo esperando pouco. (+)
November 21, 2025 at 10:36 PM
Esse fim de semana tem "Circus" no canal da CPC-Umes, a comédia musical mais famosa de Alexandrov que conta com um toque antiracista bastante discutido em seu discurso.
November 19, 2025 at 6:20 PM
Pensar que Giuseppe Arcimboldo fez esses quadros na reta final do Maneirismo é inacreditável em termos de singularidade. É uma assinatura visual mt particular e conceitualmente radical. Muita sagacidade formal nas composições e na pluralidade de elementos referenciais em suas texturas e massas.
November 18, 2025 at 10:55 PM
Assistindo a compilação de curtas das obras do Tatsuki Fujimoto é possível ver algumas recorrências em sua ouvre como os momentos trágicos inseridos a forceps no meio da trama, reflexões filosóficas perdidas ou a relação constrangedora com o sexo, mas dois pontos parecem mais relevantes: (+)
November 17, 2025 at 9:36 PM
"Six et Demi, Onze" é um filme que reflete em suas escolhas estéticas, o postulado teórico de Epstein que queria unir cinema e literatura, na contramão de seus pares durante as vanguardas históricas. Basta pensar em Moussinac que considerava a "literatice" do cinema a sua "doença infantil"... (+)
November 14, 2025 at 10:43 PM
Esse fim de semana tem Ivan Piriev e Dostoiévski no canal da CPC-Umes no Youtube. De graça e com legendas direto do russo.
November 12, 2025 at 4:47 PM
"Metropolis" é técnica e esteticamente excepcional. O que Rintaro concretiza visualmente por meio da exploração do digital está entre o que há de mais rico no período. Porém, o filme é bastante sabotado pelas obsessões de Otomu que imputa ao material seus rompantes reacionários típicos dos anos 70.
November 11, 2025 at 8:21 PM
Expandindo a coleção de jogos como temática de Japão medieval.
November 10, 2025 at 9:29 PM
Por mais que tenha o período curto do van Dyke por lá e William Dobson, eu realmente ñ me encanto por nada do Barroco Inglês. Ele é mais interessante como campo de testes para compreender a transição para o Rococó do que qualquer outra coisa 🤔
November 9, 2025 at 4:15 PM
"The Smashing Machine" tem alguns bons momentos de câmera de mão e Emily Blunt ruba um pouco o holofote, mas o longa parece mais um conglomerado de cenas onde o foco é a liberdade de criação emocional dos atores, como as cenas de briga de casal e choro, do que um filme coeso... (+)
November 6, 2025 at 9:10 PM
"Totto-Chan, A Menina na Janela", baseadona autobiografia de Tetsuko Kuroyanagi, uma das primeiras atrizes de TV do Japão, é competente em articular afetoa de empatia e compaixão p/ o sofrimento e pequenas agruras dessas crianças em traços e iluminação fofas, e a retratação da escola especial... (+)
November 5, 2025 at 10:27 PM
Com raras exceções, é impressionante como o cinema da dita "Nova Hollywood" e seus diretores adjacentes são dependentes do discurso gravado (usando o termo do Metz). "Remember my Name" é um exemplo de filme que, mesmo com um volume menor de diálogos, ainda há uma enchurrada de palavras... (+)
November 4, 2025 at 8:56 PM
″Good Boy″ é um interessante estudo de caso de um filme contemporâneo de terror onde não há a etapa de ″investigação″, partindo da manifestação e se mantendo nela praticamente todo o filme, já que o cachorro é mais testemunha do que agente ativo, impedindo o desenvolvimento da ″confrontação. (+)
November 3, 2025 at 8:46 PM
Melhores filmes vistos pela primeira vez em outubro, mês excelente:

2025 - "Ne Zha 2", de Yu Yang
2000 - "Shikijitsu", de Hideaki Anno
1988 - "Morro dos Ventos Uivantes", de Kiju Yoshida
1965 - "Condenado pela Consciência", de Tomu Uchida
November 1, 2025 at 6:47 PM
"Inferno" é um filme que cresceu na revisão. Duas coisas que gostam muito são: a abertura com os closes dos objetos com a trilha triste de piano de Keith Emerson que, combinados, remontam a uma atmosfera similar a de "Silent Hill: Shattered Memories" e similares... (+)
October 31, 2025 at 9:56 PM
Continuando as exibições da semana passada, esse fim de semana tem "Lenin em 1918", segundo filme do famoso díptico de Romm sobre Lenin durante a revolução.
October 29, 2025 at 7:51 PM
″Martin″ talvez seja o filme mais interessante de Romero por dois motivos: como usa os mecanismos e esquematiza o gênero do terror num filme de suspense (?) e como o filme é repleto de sutilezas e notas que produzem um quadro mais amplo do protagonista e até de sua jornada de amadurecimento… (+)
October 28, 2025 at 9:02 PM
Acho que as duas coisas que mais me impressionam em "Phenomena" são: (1) a quantidade de coisas que a Connelly tem que dar conta devido a produção como insetos, mergulhos, correria... e (2) como Argento alterna entre a câmera como narradora, visão da protagonista e visão do antagonista... (+)
October 27, 2025 at 8:15 PM
"A Família Inugami", de Ichikawa e de 1976 (pois Ichikawa faria mais uma adaptação do livro em 2006), é provavelmente a versão mais famosa e direta. Aqui Ichikawa traz a baila sua versão mais moderna, enchendo o filme de gracinhas visuais como P/B supersaturado, freezeframes, slowmotion... (+)
October 25, 2025 at 8:15 PM
"Rabbit Trap" é mais um filme de introspecção e crise do que um flme de terror de fato. Tendo sido microfonista, técnico de som e montador por anos, o filme me trouxe um interese em especial, mas ele rapidamente abandona o som como elemento estético central e criador do terror... (+)
October 24, 2025 at 9:05 PM