Rapha Cubakowic
banner
raphacubakowic.bsky.social
Rapha Cubakowic
@raphacubakowic.bsky.social
Crítico de cinema e tradutor. Marx na cabeça, Brecht no coração. Cinema japonês e soviético. Às vezes falo sobre pintura.
Como se não bastasse, o longa ainda tem a provável marca registrada desses filmes feitos para o circuito europeu de premiações pós-″Cache″ que são os longos planos abertos sem música e som diegético mínimo em que atores são forçados a falar sem parar ou se mover a esmo.
November 27, 2025 at 9:13 PM
enquadrando um plano de conjunto aberto que delineia o horizonte como um proscênio e soltando o ator para balbuciar da esquerda para a direita, o que acontece ao menos três vezes no filme, e dando 100% da narrativa via diálogo, como na teoria do teatro clássico. (+)
November 27, 2025 at 9:13 PM
Segundo, como todo bom chamariz de festival, o filme acaba ao menos cinco vezes antes dos créditos subirem, o que demarca, mais uma vez, uma ausência de discurso e coerência. Mas mais trágico é a tentativa patética de trazer o teatro para a cena de forma mais pedestre possível, ou seja… (+)
November 27, 2025 at 9:13 PM
Primeiro o aspecto mais evidente, que é a falta de um projeto estético e discursivo. Kobayashi não sabe o que quer para além do Nakadaixploitation, o que se reflete num filme de tema superficial, genérico e cenas incongruentes como um longo plano sequência que é cortado por um fade. (+)
November 27, 2025 at 9:13 PM
E por mais que a Kyoto Animation tenha sido um estúdio notável, com "A Voz do Silêncio" sendo o ponto alto da carreira de Yamada por lá, ela parece bem mais confortável, esteticamente, no que faz na Science Saru.
November 25, 2025 at 9:51 PM
Apesar de "...Tamako" ser um filme bem irregular e redundante no que deseja transmitir, o filme de "K-On" parece mais um gekijoban sem destino do que um filme coeso com um tratamento interessante que vá além da sororidade pura e simples.
November 25, 2025 at 9:47 PM
de uma trama de amadurecimento bastante amarga que tenta apaziguar o sofrimento e as frustrações de seus personagens com os poucos momentos de ternura e felicidade que podem proporcionar uns aos outros antes do inevitável destino de cada um.
November 24, 2025 at 9:43 PM
em função do uso do brilho como ponto focal do olhar, integração de momentos breves de estilização com aquarela e similares e observação de detalhes do cotidiano com calma. Mas diferente do filme anterior, aqui o excesso de fofura, doçura e gentileza na verdade doura a pílula difícil de engolir (+)
November 24, 2025 at 9:43 PM
Inclusive, os planos e o bloco final como um todo são excepcionais. Facilmente se tornou um dos meus Bennings favoritos. O elemnto históricos dos Navarros e da história estadunidense, a relação da pintura e o deslocamento espacial... mts coisas que dão vazão a profundidade da reflexão.
November 22, 2025 at 1:42 AM
O elemento estrutural em pauta aqui, da associação entre pintores e pessoas de determinados locais, seguidos pelas paisagens, força um processo associativo bastante abrangente tendo o espaço como ponto nevralgico comum.
November 22, 2025 at 1:24 AM
O problema de séries assim é que elas perpetuam noções, leituras e recortes históricos falsos, fracos, limitados e incoerentes para um público mais amplo e que depois é mt difícil de desfazer. A exemplo de Expressionismo, Noir, "mestres japoneses clássicos".... 🙄
November 21, 2025 at 10:40 PM
são ele fazendo alguma piada idiota, deixando dificil responder pq chamaram ele para dar um depoimento se ñ o nome, apenas. A coisa é tão problemática aqui q em dado momento falam q "Contato Imediato..." inova ao trazer alienigenas bonzinhos, anulando os filmes anteriores e o sci-fi soviético.
November 21, 2025 at 10:36 PM
possuem falas breves, superficiais e de senso comum, enquanto que os depoimentos de atores e membros da indústria são mais opiniões e impressões do q qualquer coisa relevante. O que faz o material ter uma aura merda como o doc sobre lovecraft de 2008 onde oa depoimentos do Carpenter, por exemplo (+)
November 21, 2025 at 10:36 PM
Primeiro, não há qualquer discusão acerca do que é ou não sci-fi, o que quiserem debater como tal, é jogo. Segundo, não há qualquer debate histórico de fato. Raramente filme anteriores a 1950 são citados e quando mt, os de 50 ou 60 o são bem en passant. Terceiro, msmo as autoridades convidadas.. (+)
November 21, 2025 at 10:36 PM