Gustavo Mattos (Gustota)
banner
gustota.bsky.social
Gustavo Mattos (Gustota)
@gustota.bsky.social
Cientista social (doutorado/UFMG) - Especialista em Geoprocessamento (PUC Minas) - Interessado por governança e cidades inteligentes - fã de sci-fi, boxe e raulseixista. https://linktr.ee/canalsuperorganismo
Esse filme é o retrato daquele período bem específico em que doutores ficam desempregados, estão distantes do mercado e ainda assim precisam performar sucesso semanal no Linkedin para contratadores e pares.
January 20, 2026 at 4:30 PM
Li o livro da colunista de cibersegurança do NYT Nicole Perlroth sobre cyberwars. Embora seja um livro escandalosamente pró big techs e pró-americano, é essencial pra entender que: 1 - ciberespaço não é uma abstração fora do espaço geopolítico; 2- a internet não é mais livre e não há mais volta.
January 19, 2026 at 12:17 PM
Fascinante trabalho. A nova geopolítica envolve construir esses canaviais de dados fora dos territórios dos países que tiram lucros dessa economia de dados.
January 7, 2026 at 2:29 PM
É meio ilusório dizer que os vereadores defendem pautas de costumes. Antes, o vereador dependia do capital social da região ou classe profissional da vida real. Agora, depende da manutenção de um perfil de influenciador de rede social e de uma relação parassocial de pânico moral na internet sem lei.
December 30, 2025 at 12:27 PM
Eu vou te falar que o mais incômodo desse boom do true crime brasileiro é o tanto de pseudocientista que começou a fazer carreira em mesacast em cima disso. Desde "leitores de O Corpo Fala" tipo Metaforando, passando por "detectores de psicopatia" até desaguar em gente que defende craniometria
Reminder that years ago it was found out that the FBI straight up made up a whole bunch of fake forensic sciences, plural. People have gone to jail and been executed due to literally pseudoscience.

Hair forensics, for instance, is totally nonsense.

They admitted it.

slate.com/news-and-pol...
The FBI Faked an Entire Field of Forensic Science
For more stories like this, like Slate on Facebook and follow us on Twitter.
slate.com
December 30, 2025 at 10:58 AM
A MTV me impactou ao menos com dois programas. O Riff da Penélope teve curta duração, mas apresentou pela primeira vez coisas como industrial e post-hardcore pra minha geração. Outro foi o Lado B, que mostrou coisas como Aphex Twin pra minha cabecinha que só ouvia skate punk e trash metal. Obrigado!
MTV foi de Jetix definitivamente hoje (saiu do ar)

Deixem suas memórias e acendam uma vela pela alma dessa entidade que tanto fez parte da vida de nós 90tistas
December 30, 2025 at 10:52 AM
Reposted by Gustavo Mattos (Gustota)
For many, the end of the year is an opportunity to catch up on reading or to purchase books as gifts. In 2025, a number of authors joined the Tech Policy Press podcast, providing fresh insights into how technology interacts with people, politics, and power. Check out the list:
Tech Policy Press: The Year in Books 2025 | TechPolicy.Press
In 2025, a number of authors joined the Tech Policy Press podcast, providing fresh insights into how technology interacts with people, politics, and power.
buff.ly
December 26, 2025 at 9:54 AM
Você sabe que os conceitos são bons quando até quem despreza profundamente as ideias daqueles que conceituaram usam. Nessa entrevista, o Steve Bannon (Olavão do Tio Sam) se diferencia do Elon Musk e da patota dele dizendo que eles são "tecno feudalistas".

www.businessinsider.com/steve-bannon...
Steve Bannon tells me why Elon Musk is 'evil' — and his vision for Trump 2028
I spent two days with Steve Bannon. If the MAGA mastermind has his way, Donald Trump will get a third term: "I think he does better in 2028."
www.businessinsider.com
December 26, 2025 at 10:13 AM
Já comecei meu Lion 2026
December 22, 2025 at 12:07 PM
Para cada 100 políticos de tiktok e subcelebridades horríveis promovendo o conteúdo mais fubango da internet, existe um professor indiano promovendo conhecimento acadêmico de pura boa vontade na internet.
Indian WhatsApp tutors are teaching ordinary people how to use AI
Informal classes over WhatsApp and Facebook groups are helping freelancers and business owners learn basic AI skills.
restofworld.org
December 20, 2025 at 10:59 AM
20 anos de lançamento do saudoso Altavista. Eu costumava usar ele nas lan houses ao invés do Google, que eu achava pior. Foi o Gmail que me fisgou. É impressionante como em vinte anos um buscador rival dele virou toda uma nova e terrível economia baseada na extração e vigilância de dados
December 19, 2025 at 9:22 PM
No último trimestre, a empresa NBER lançou um reporte de como as pessoas usam o ChatGPT. Para a surpresa de ninguém, o app é um Google melhorado. com mais de 70% de seu uso focado em informações específicas e educação. Apesar das postagens no LinkedIn, seus usos são reduzidos no mercado de trabalho.
December 15, 2025 at 11:27 AM
O Robocop é uma sátira distópica e propositadamente exagerada dos Estados Unidos na cartilha do estado mínimo, alta desigualdade e violência urbana e vigilantismo social do Reagonomics. Mas se o mundo que a gente vive está virando o filme do Robocop, a gente deveria se preocupar bastante
Elon Musk teams with El Salvador to bring Grok chatbot to public schools
President Nayib Bukele entrusting chatbot known for calling itself ‘MechaHitler’ to create ‘AI-powered’ curricula
www.theguardian.com
December 15, 2025 at 9:37 AM
Que presente de natal excepcional esse que o CCBB de Belo Horizonte deu com uma exposição do Yoshitaka Amano. E tem tudo dele, da fase Tatsunoko, do Vampire Hunter D (meu favorito dele), do Final Fantasy, dos trampos com comics americanos e o pop art recentes. Tem até uma sala interativa multimídia.
December 14, 2025 at 9:59 AM
O Sci-Hub soltou uma das imagens mais bonitas que já vi
December 11, 2025 at 10:31 AM
Capa da Newsweek de 1983 cobrindo as invasões de computador do grupo de adolescentes autointitulados "Os 414s". Foi a primeira vez que o termo "hacker" foi usado na imprensa. No mesmo ano saiu o filme Wargames e no ano seguinte William Gibson popularizaria o termo"cyberspace" com Neuromancer
December 4, 2025 at 7:56 PM
O fenômeno Raul Seixas a partir de dados dos nomes no Censo. Repare no crescimento após a metade da década de setenta e o boom que o nome teve no início da década de 1990 (após o falecimento do cantor).
November 6, 2025 at 4:17 PM
Uma questão intrigante aqui:
Especialistas estão dizendo que a inteligência artificial é uma bolha muito, mas muito maior que a dot.com dos anos 2000. Então não é então um investimento de altíssimo risco os países comprometerem tantos recursos críticos e fornecerem tantas benesses para datacenters?
AI Is the Bubble to Burst Them All
I talked to the scholars who literally wrote the book on tech bubbles—and applied their test.
www.wired.com
October 28, 2025 at 12:14 PM
Hoje eu assisti o doc Vice is Broke. Mais do que um apanhado do legado controverso da empresa para com o jornalismo, é uma lavagem de roupa suja contra um dos ex-fundadores. Pro outro, que fundou depois a milícia neofascista Proud Boys, passam pano, tratando como"cara niilista com censo de humor".
September 14, 2025 at 7:56 PM
As capas ucranianas de Duna
August 31, 2025 at 7:02 PM
Acho que o primeiro livro na vida que eu realmente peguei e ri pra valer foi Analista de Bagé. Eu fico surpreso como nunca foi adaptado para a televisão (nos anos 90, porque hoje seria impensável).
August 30, 2025 at 3:00 PM
Eu acredito que a questão da inteligência artificial aqui é muito mais no sentido de: "Não temos um killer app ainda, mas estamos fazendo uma campanha como jamais foi visto nem na 'bolha .com' para já comprometer recursos naturais e setores-chave. Aí quando tivermos, serão todos dependentes"
If the AI bubble really is bursting, please take this lesson from it:

Nothing marketed to you this relentlessly is ever worth it. If it was, they wouldn’t need to beg you.
August 21, 2025 at 10:51 AM
August 19, 2025 at 6:15 PM
Ao mesmo tempo que o Brasil tem uma robusta lei regional de proteção de dados e o Facebook considera o país como o líder regional em políticas digitais. Talvez a escalada da securitização com a ascensão de um novo discurso populista para a classe-média urbana legitime esse tipo de tecnologia.
Segundo esta pesquisa resumida em mapa pelo @lemonde.fr , o Brasil é o país latino-americano que usa reconhecimento facial de maneira mais invasiva. Mais invasiva até que todos países da Europa após o Brexit.
August 18, 2025 at 12:17 PM