Neto Marin
banner
netomarin.bsky.social
Neto Marin
@netomarin.bsky.social
Ex-Developer Advocate de Android, mas ainda apaixonado por #devmobile e atualmente como Customer Engineer @ Google Cloud Platform. Falo de tudo um pouco, mas principalmente de apps mobile e reclamo um pouco. My posts are my own.
Eu paguei lá no início deles, até como uma forma de fomentar a evolução do app. E até fiquei com receio quando eles mudaram o modelo, mas está legal demais. Continua sendo meu player principal de podcasts, principalmente pela sincronia entre dispositivos e Web.
September 19, 2024 at 1:53 PM
Sim, total. O ideal é q houvesse uma maior contratação de mestrandos e doutorandos pelas empresas, fomentando as pesquisas. Teve um episódio do Dragões de Garagem q falam sobre isso, inclusive cuidando o caso do ganhador do Nobel de Física daquele ano. Precisamos de mais mesmo
September 13, 2024 at 10:02 PM
Até pq, segundo essa mesma pessoa, o Google já tinha alugado espaço na Faria Lima para o escritório em SP, e estava já em obras na época. Ele foi inaugurado pouco mais de 1 ano depois da aquisição da Akwan. É como vc disse, cada um vai contar a história do jeito q lembra ou prefere hehehehe
September 13, 2024 at 9:37 PM
Mas, o Bertier junto com esse fundo q investia na Akwan levou o pessoal pra conhecer a universidade, mostrou os projetos q tinham e etc. E foi aí q decidiram manter e tornar um centro de engenharia. Principalmente pela linha de pesquisa do Bertier, q era recuperação da informação.
September 13, 2024 at 9:34 PM
Talvez seja uma questão de entendimento mesmo. Um amigo pessoal participou do processo de aquisição, fazendo parte de um dos fundos q investiam na Akwan. Sobre os bastidores, essa pessoa me contou q o Google estava fazendo uma "acqui-hiring" e não iria manter escritório em BH.
September 13, 2024 at 9:33 PM
Sexta-feira, 18:30 e eu ainda estou escrevendo documentação. Meu cérebro já perdeu 50% da capacidade cognitiva hehehehe
September 13, 2024 at 9:29 PM
Eu fiquei com a impressão que essa pessoa quis dizer q o escritório é em BH por causa da integração universidade-empresa, o q não é bem assim. Mas fato é, a Akwan só existiu por causa da UFMG e do Bertier liderando.
September 13, 2024 at 9:24 PM
Eu quis dizer q o escritório não é em BH por causa da integração com a universidade. O escritório é lá por causa da aquisição da Akwan, e o Bertier convenceu os executivos a manter o escritório lá e investir. E aí, é claro q ser próxima da UFMG fez diferença.
September 13, 2024 at 9:22 PM
Mas é fato q essas empresas todas mantém convênios com universidades, contratam PhDs e incentivam a pesquisa.
September 13, 2024 at 9:14 PM
Não é bem assim, em SP tb tem engenharia e vai ter um prédio novo no IPT. Mas o de BH existe pq o Google comprou a Akwan q havia sido fundada por um professor da UFMG. E como estratégia de contratação e expansão, manteve o escritório em BH.
September 13, 2024 at 9:13 PM
Ué, achei q já tinha se despedido hehehe
Não muda o fato q vc colocou como tranqueiras. Enfim, nem tô afim de treta na sexta-feira não :)
É só pq esse tipo de generalização é perigosa, IMO mais assusta do q ajuda no final das contas. Pode ser uma armadilha? Pode. LLM é tudo "tranqueira"? Não.
September 13, 2024 at 6:47 PM
Blz, mas aspas pra vc mesmo: "Eu acho que tem de diferenciar A.I. dessas tranqueiras de LLMs que agt tá vendo aí."
Então assim, independentemente do q esteja no vídeo, e pelo tom dos seus outros posts, vc acha q LLM são tranqueiras. Foi dessa generalização q eu falei. Abraços.
September 13, 2024 at 6:28 PM
Ninguém precisa se "aprofundar" em IA pra usar LLM. Pense em um advogado ou professor, as ferramentas de LLM podem ajudar muito essas profissões e nem por isso elas vão se aprofundar em IA. Como eu falei desde o começo, uma coisa não anula a outra.
September 13, 2024 at 6:23 PM
Desculpe a sinceridade, mas foi uma comparação absurda. A ferramenta pode ser usada de diversas formas, inclusive no aprendizado. Ex.: ao invés de precisar q alguém revise e explique o código, um modelo LLM pode ajudar a pessoa a melhorar. Se vc usa a ferramenta errada, o problema não é a ferramenta
September 13, 2024 at 6:21 PM
Eu só disse q imagino q vcs explicaram q LLM é modelo. O q eu comentei na sequência foi sobre vc ter falado de LLMs como tranqueiras. Como eu disse lá no começo, essas generalizações não levam a lugar nenhum.
September 13, 2024 at 6:20 PM
Imagino q vcs devem ter explicado no vídeo, mas lembrando q LLM não é IA. LLM como o nome diz, é um modelo. Então falar q LLM é "tranqueira", antes de tudo é desrespeitar o trabalho de muita gente q vem há anos pesquisando e fazendo projetos relevantes com esses modelos. No fds vou ver o vídeo. :)
September 13, 2024 at 6:14 PM
Mais uma vez cara, uma coisa não anula outra. Cuidado com essas dicotomias q não levam a nada. Por exemplo, um dev iniciante pode usar LLM para explicar um código de referência sobre algum assunto. Ao invés de dizer pra se afastar, acho q o melhor é mostrar como usar.
September 13, 2024 at 6:12 PM
Eu até fiz um vídeo de react de uma propaganda onde os caras forçam o uso de GenAI (youtu.be/R5lgGpRLd8E?...), e sou muito cético quanto ao uso indiscriminado. Mas é uma excelente ferramenta em vários campos, tenho estudado isso desde 2017 no meu mestrado, e vejo como uma boa ferramenta.
React - Massacre em partidas de XADREZ entre ChatGPT e Gemini.
YouTube video by Neto Marin
youtu.be
September 13, 2024 at 6:09 PM
Por exemplo, LLMs podem ajudar dev iniciante a entender código mais rápido. Também são ferramentas úteis em reviews automatizados de código, análise de vulnerabilidades, pontos de melhoria e etc. O hype tende a gerar um ranço, mas é nessa hora q a gente tem q olhar além da fumaça e saber como usar.
September 13, 2024 at 6:07 PM
Cuidado com esse tipo de generalização, uma coisa não anula a outra dentro disso q vc colocou. Os modelos como LLM ajudam muito em tarefas q levariam muito tempo ou precisam lidar com quantidades absurdas de dados. Os LLMs são como "code complete", mas em uma proporção maior e com mais contexto.
September 13, 2024 at 6:05 PM
Exato. Apesar de diversos problemas do XP, eu gosto mto dos princípios de DRY, ETC e YAGNI. Pelas minhas experiências, se você conseguir seguir o mais próximo desses princípios, vai ter uma arquitetura enxuta, simples de entender e evoluir.
September 13, 2024 at 12:19 PM
Sou desse "time" aí também. No geral prefiro ir progredindo na implementação de acordo com o domínio e suas features. Em várias discussões de arquitetura eu era o "chato" que ficava puxando pro lado da simplificação, de preferência, com soluções de fácil extensão / expansão.
September 13, 2024 at 12:15 PM
Valeu, vou dar uma olhada.
September 13, 2024 at 12:45 AM