Lusca Fusca
banner
luscafusca.bsky.social
Lusca Fusca
@luscafusca.bsky.social
Arquiteto periférico, morador da Cidade de Deus, faço arte e 3D
Thread todo dia sobre o mundinho de arquitetura e design🧵
Pix, contato: [email protected]
https://linktr.ee/luscafusca150
Aqui no Rio fizeram um parque que também é inspirado nesse projeto. O resultado:
March 26, 2025 at 2:53 PM
Eu falo, isso vai virar moda. Em cinco anos vamos ter árvores artificiais plantadas na calçada.
March 26, 2025 at 2:11 PM
Eu não sabia mesmo!! Pois agora vou trazer conteúdo de vídeo pra ca hahaha
March 12, 2025 at 1:12 PM
E atenção, estou sempre aqui postando sobre novidades de arquitetura, se curtirem sejam bem vindos! Se você preferir eu estou lá no instagram também! E qualquer dúvida, sugestão ou crítica minha DM está aberta.
instagram.com/luscafusca150/
March 12, 2025 at 1:11 PM
Como ficavam em casas particulares, raros eram os gabinetes abertos ao público. Com a morte de muitos colecionadores as coleções eram doadas para o governo, que adicionavam a coleção em museus, eliminando o que era produto falso e abrindo para todo o povo.
March 12, 2025 at 1:11 PM
No séc XVIII o declínio dos gabinetes começou. Boa parte do interesse da elite havia mudado para outros temas como adquirir terras nos novos continentes. A quantidade de desinformação e artigos falsos também retirou parte da importância das coleções.
March 12, 2025 at 1:11 PM
Se você fosse alguém mais "humilde" da elite, possivelmente não conseguiria ter uma coleção completa. Nesse caso você teria um pequeno armário em sua casa, ou menos ainda, uma pequena caixa de curiosidade. O importante era ter algo para apresentar em reuniões de negócios.
March 12, 2025 at 1:11 PM
Scientifica - A representação da capacidade humana em produzir instrumentos. Médicos, musicais, científicos, a importância aqui era exaltar nossa inteligência através dos tempos. Da medicina japonesa no período Edo até instrumentos de navegação vikings.
March 12, 2025 at 1:10 PM
Exótica: Muito parecido com a naturalia, representava elementos da natureza, mas com foco no exótico. Plantas, conchas, cristais, rochas e fósseis eram exemplares encontrados. Ulisse Aldrovandi não só foi um colecionador do tipo, mas escritor sobre o tema. Essa foi sua coleção:
March 12, 2025 at 1:10 PM
Artificialia: Tudo aquilo produzido artisticamente pelo homem em diversas culturas. Esses gabinetes eram repletos de registros históricos e artes. Essa por exemplo foi uma exposição de Sir John Soane que costumava ir até países mais "exóticos" em busca de artigos para sua coleção.
March 12, 2025 at 1:10 PM
Se você tivesse um gabinete desse tema, você provavelmente apresentaria um Basilisk. Eles acreditavam fielmente que esse ser mitológico existia e compravam de artistas criaturas empalhadas e misturadas. Criando essas anomalias que reforçavam o mito.
March 12, 2025 at 1:10 PM
Naturalia: O gabinete apresentava temas relacionados à natureza, com criaturas raras ou de mitologia. Era comum achar criaturas fantásticas representadas como realidade. Fósseis eram misturados criando anomalias inexistentes e até unicórnios e dragões eram vistos.
March 12, 2025 at 1:10 PM
E esses gabinetes foram apresentando de tudo: insetos, esqueletos, itens culturais, instrumentos musicais. A importância geralmente era focar em um tema e apresentar a maior quantidade de curiosidades possíveis. Verdadeiras ou não, e aqui rola o problema, existia muita fake news.
March 12, 2025 at 1:09 PM
Como o gabinete era decorado com itens relacionados ao conhecimento (livros e obras de arte) quem era mais rico produzia um gabinete ainda mais recheado. A Europa explodia de curiosidades em novos temas como arqueologia e estudos da natureza. A elite tinha tempo livre e usava.
March 12, 2025 at 1:09 PM
No início do séc. XVI as casas da burguesia ganhavam um novo cômodo: Os gabinetes. Eram espaços mais decorados e personalizados onde (geralmente) o homem da família realizava seus estudos. Basicamente o que hoje chamamos de escritório, porém com representatividade de status.
March 12, 2025 at 1:09 PM
E atenção, estou sempre aqui postando sobre novidades de arquitetura, se curtirem sejam bem vindos! Se você preferir eu estou lá no instagram também! E qualquer dúvida, sugestão ou crítica minha DM está aberta.
instagram.com/luscafusca150/
March 8, 2025 at 12:01 PM
Zaha veio e quebrou o mundinho de arquitetura, espero que suas ideias sejam questionadas, debatidas e evoluídas. Não acreditava que arquitetura era apenas para criar espaços, mas sim animar, fazer pensar, acalmar e te inspirar. E isso ela conseguiu bem!
March 8, 2025 at 12:01 PM
Nas palavras dela: “Não fazemos prédios bonitos. As pessoas pensam que o prédio mais apropriado é um retângulo, porque normalmente é a melhor maneira de usar o espaço. Mas isso quer dizer que a paisagem é um desperdício do espaço? O mundo não é um retângulo. "
March 8, 2025 at 12:01 PM
Mesmo após seu falecimento suas ideias seguem viva, seu escritório ainda é um dos mais renomados e quase tivemos uma obra deles na orla de Copacabana. Mas pela complexidade de sua arquitetura, muitas vezes se torna difícil aprovação de prefeituras.
March 8, 2025 at 12:00 PM
Dividindo o título com a Gretchen, Zaha ficou conhecida mundialmente como Rainha das Curvas. Não só pelo exterior de suas edificações (como uma casca) mas toda a edificação recebia esse tratamento. Observem como essa arquitetura se liga com as artes abstratas que ela produzia.
March 8, 2025 at 12:00 PM
"Mas lusca ela desenhava isso tudo?" Não! Os programas que auxiliam a criação desse tipo de arquitetura realizam o cálculo pelo arquiteto. Ele determina um ponto inicial, uma forma orgânica que deseja e vai manipulando como uma escultura. Parece simples, mas ainda é complexo.
March 8, 2025 at 11:59 AM
Parte dessa loucura boa dela veio da sua primeira graduação, em matemática, onde conheceu a capacidade de unir cálculos avançados com arquitetura, o que possibilitava a união com a arquitetura paramétrica. Caminho esse que poucos ousavam pisar antes dela e hoje seguem confiantes.
March 8, 2025 at 11:59 AM
Zaha enxergava arquitetura de formas diferentes, sempre dizia que não buscava a beleza, mas sim despertar sentimentos, ainda que estranheza seja um deles. Dessa forma ela se desprendeu dos princípios básicos que temos e aplicou o que realmente queria: CURVAS.
March 8, 2025 at 11:59 AM
É importante entender que as inspirações de Zaha voavam longe, do suprematismo russo até Niemeyer. Sua ligação com a arte era tão grande que todo projeto se iniciava com base em uma pintura abstrata que produzia. Onde explorava a capacidade criativa sem limitações arquitetônicas.
March 8, 2025 at 11:58 AM