João Paulo Batalha
banner
joaopaulobatalha.bsky.social
João Paulo Batalha
@joaopaulobatalha.bsky.social
Consultor de políticas anti-corrupção, transparência e boa governança. A ideia já não é nós mudarmos o mundo; é só não deixarmos que o mundo nos mude a nós.
Que coisinha repugnante.
Usar o sofrimento alheio com imagens falsificadas para promoção pessoal é abaixo de nojento.
rr.pt/noticia/poli...
Chega adicionou chuva falsa a um vídeo de Ventura para parecer que chovia “torrencialmente”? Sim, é verdade - Renascença
É um facto que estava a chover no momento em que André Ventura carregou águas e leites para dentro de uma carrinha durante uma iniciativa da campanha para as presidenciais, em Espinho, mas também é ve...
rr.pt
February 10, 2026 at 2:20 PM
O pior resultado de sempre. As Spinumvivas têm um preço.
#CPI2025
www.transparency.org/en/cpi/2025/
February 10, 2026 at 7:06 AM
Não nos saíram três Salazares, mas podemos citar um: "Vencemos, eis tudo". Ventura não ganha sequer a eleição para chefe da direita.
February 8, 2026 at 9:28 PM
Hoje escolhemos o chefe do Estado - um privilégio da democracia. Cada um de nós (seja pelo bem maior ou pelo mal menor) certamente prefere um candidato ao outro. Exerçam essa preferência: votem! Numa eleição, é o país que nos convoca. Compareçam!
Foto: José Coelho, Lusa
February 8, 2026 at 12:56 PM
"And men, like ravenous fishes, feed on one another".
"Oh, desperate as you are, wash your foul minds with tears"
www.youtube.com/watch?v=wXq5...
Sir Ian McKellen quoting Shakespeare. Words for the modern day.
YouTube video by Namo
www.youtube.com
February 8, 2026 at 8:06 AM
«as palavras eram escolhidas a dedo; apostava-se alto na ambiguidade; a reacção era muito lenta. Em suma: desde que o comentário de Inês Bichão aterrou nos jornais, a IL tudo fez para chutar o tema para canto.»
João Miguel Tavares no Público, a constatar o óbvio.
www.publico.pt/2026/02/06/o...
February 7, 2026 at 11:19 AM
Numa nota de elogio à presidente da Câmara de Coimbra, o Expresso não deixa de notar que "veste como ninguém o impermeável da Proteção Civil e consegue ter os caracóis como se tivesse acabado de vir do cabeleireiro". É assim que se elogia uma senhora. Misoginia do bem.
February 6, 2026 at 12:38 PM
Afinal, o "Nunca houve qualquer queixa" é "Houve, mas não contou". Sempre a abafar o assunto, agora preparando uma barragem de assédio judicial, a somar ao assédio público. A mentira, deliberada e reiterada, tornou-se política oficial da Iniciativa Liberal.
observador.pt/2026/02/04/c...
Como a IL omitiu reiteradamente denúncias internas de assédio sexual (que agora confirmou)
IL foi questionada várias vezes sobre queixas de assédio, incluindo sobre outro visado que não Cotrim. Só agora vem confirmar que existiram duas denúncias — e uma é de Inês Bichão.
observador.pt
February 5, 2026 at 12:06 PM
«Separar o trigo do joio custa hoje mais tempo e dá mais trabalho. Somos vulneráveis à mistela de desinformação e desatenção, que facilmente nos leva a conclusões erradas com base em dados falsos ou incompletos.»
Hoje, no site da SÁBADO.
www.sabado.pt/opiniao/conv...
A verdade a calçar as botas
Opinião de João Paulo Batalha
www.sabado.pt
February 5, 2026 at 9:24 AM
"Negócios no Poder". O retrato da promiscuidade crónica entre política e negócios, que se tornou numa fábrica implacável de instabilidade política. Um livro imprescindível do Gustavo Sampaio, que revela uma tripla captura do Estado, que explicarei, sexta-feira, na apresentação da obra. Apareçam!
February 4, 2026 at 2:46 PM
Com tantos políticos viscosos a fazerem vídeos promocionais de pretensa solidariedade ou gestão de crise, haja quem esteja presente, sem alaridos nem promoção pessoal, junto de quem está a viver uma tragédia grave. É isto que se espera e exige de um Presidente.
expresso.pt/politica/ele...
"Catástrofe" marca viragem na campanha de Seguro: das sugestões ao Governo à mudança de tom das ações
Candidato presidencial visitou sozinho Leiria, Marinha Grande e Ourém e sugeriu ao Governo que peça à União Europeia o alargamento do prazo do PRR para “libertar” construção civil. À noite, abandonou ...
expresso.pt
January 31, 2026 at 12:54 PM
«Em tudo, a IL seguiu a cartilha de Boaventura. Cotrim faz o papel de “Professor” (ou, no caso, “Político)-estrela” [...]. Teve como “Aprendiz” Bernardo Blanco, diretor da sua campanha [...]. A “Sentinela”, claro, é Mariana Leitão. Sim, já vimos este filme.»
www.sabado.pt/opiniao/conv...
Boaventura Sousa Cotrim
Opinião de João Paulo Batalha
www.sabado.pt
January 29, 2026 at 10:01 AM
O PSD está tão tranquilo com a sua cobardia táctica que até mobiliza guarda-costas para a defender. Pôr polícias a perguntar a jornalistas que perguntas andam a fazer aos deputados é mesmo de quem não sabe bem a diferença entre democracia e ditadura.
www.sabado.pt/portugal/det...
Seguranças do Parlamento cercam jornalista e mandam parar perguntas a deputados
Repórter da SÁBADO questionava deputados do PSD sobre voto na segunda volta e foi abordado por três agentes. Secretária-geral do Parlamento admite excesso de zelo e diz que houve uma queixa (que recus...
www.sabado.pt
January 28, 2026 at 3:57 PM
Que criancinha petulante, de carinha chorosa.
January 27, 2026 at 9:45 PM
Ninguém que escreva (ou comente) regularmente acerta todas. Às vezes, por pressa, desatenção ou mesmo ignorância, acertamos ao lado. Quem dirige um órgão de comunicação também percebe isso, e faz bem em assumi-lo. Mas se o meu director me "defendesse" desta maneira, arrumava os patins.
January 27, 2026 at 1:48 PM
Se Ventura está mesmo na "luta dos tachistas contra os não tachistas", então corra a Albufeira, onde o autarca do Chega já deu um tacho à irmã.
A segunda volta não é uma escolha entre "socialismo" e "fascismo", ou entre ditadura e democracia. É entre um cidadão e um aldrabão.
January 25, 2026 at 6:59 PM
O Governo ocupa-se mais a deixar as suas opções em aberto na relação com o Chega a sequer reconhecer que a sociedade portuguesa está a tornar-se mais violenta – e não por ação dos imigrantes do Martim Moniz.
Hoje, no site da SÁBADO.
www.sabado.pt/opiniao/conv...
Irmandade do ódio
Opinião de João Paulo Batalha
www.sabado.pt
January 22, 2026 at 9:57 AM
Deixemos de lado questões de valores (sabe-se lá se os tem): é óbvio que Luís Montenegro prefere lidar com António José Seguro (um democrata e um institucionalista equilibrado) na Presidência do que ter Ventura a infernizar-lhe a vida a partir de Belém. Mas não se compromete. + 1/2
January 19, 2026 at 7:49 AM
«O voto não é tudo. Longe disso. Sem liberdade de expressão, sem justiça e sem Estado de direito, o voto é uma farsa, um ritual enganador e uma fraude. Certo. Mas, sem voto, nada é verdade. Sem voto livre, não há democracia.»
Vão votar!
www.publico.pt/2026/01/17/o...
O doce sabor da liberdade
O nosso voto pode eleger delinquentes e antidemocratas, belicistas e totalitários. Podemo-nos enganar. Mas nunca deixaremos de pensar que é o voto a melhor arma para corrigir os nossos próprios erros.
www.publico.pt
January 18, 2026 at 11:59 AM
Não se preocupem que não falámos de eleições. Falámos de uma economia de corrupção que capturou Portugal e o mundo e de como, se o presente não é claro, o passado também não. Foi na quarta-feira, no Isto é o Povo a Falar.
www.youtube.com/watch?v=ok5M...
João Paulo Batalha - Impostos devidos, corrupção em catadupa e museus "sensíveis"
YouTube video by Isto é o Povo a Falar
www.youtube.com
January 17, 2026 at 6:29 PM
E agora? Agora digam que é a Fernanda Câncio Que são fontes anónimas. Que é "jornalixo".
Mas há gente, seja qual for o resultado da eleição, que vai ter de se olhar ao espelho, mais tarde ou mais cedo. E confrontar a posição que tomou. Boa sorte com isso.
www.dn.pt/sociedade/mu...
Mulheres juntaram-se para denunciar assédio na IL. Mas tiveram medo
O ano é 2023, o mesmo ano no qual rebentou, em abril, aquele que é até agora o maior escândalo português associado ao movimento #metoo. O “caso Boaventura de So
www.dn.pt
January 17, 2026 at 12:44 AM
Objectivamente, não sabemos se João Cotrim Figueiredo assediou Inês Bichão há três anos. A alegação é vaga e não há testemunhas.
Sabemos que está a assediá-la agora, quando se põe à frente dos microfones e exorta os jornalistas a vasculharem a vida pessoal dela. Disto somos todos testemunhas.
A fúria de Cotrim contra os jornalistas: “Algum de vocês perguntou quantas acusações de assédio já fez a Inês Bichão?”
Cotrim teve nova explosão com os jornalistas: "Mataram-me!" Acusou-os de mau jornalismo por não terem ido ver outras queixas de assédio da ex-assessora da IL. A sua advogada terá feito essa pesquisa.
observador.pt
January 16, 2026 at 10:31 AM
Cotrim Figueiredo começou a semana amigo de toda a gente - do falecido Sá Carneiro a André Ventura - e acaba-a zangado com toda a gente - a ex-assessora, a imprensa, os candidatos rivais e os PSDs da "campanha negra". Cabeça completamente perdida.
Nada como ver um estadista acalmar uma crise.
January 15, 2026 at 8:10 PM
«Haja o que houver, o acusado fica protegido com a presunção de inocência, a acusadora fica exposta à certeza da culpa. É assim que, em Portugal, as mulheres aprendem o seu lugar. No país da violência doméstica, nem sempre é preciso fazer sangue.»
No site da SÁBADO.
www.sabado.pt/opiniao/conv...
As mulheres são descartáveis
Opinião de João Paulo Batalha
www.sabado.pt
January 15, 2026 at 8:39 AM
É impossível, face ao conhecido, saber se João Cotrim Figueiredo teve algum comportamento impróprio. Parece, sim, cada vez mais evidente que a Iniciativa Liberal o teve: silenciou alegações feitas à época, para agora inventar que nasceram do nada, por razões eleitorais.
www.dn.pt/pol%C3%ADtic...
Alegação de assédio na IL. Partido não esclarece se existiu denúncia interna
A jurista e advogada cujo nome surgiu esta segunda-feira associado à denúncia de assédio sexual por parte de João Cotrim de Figueiredo enquanto este era o presi
www.dn.pt
January 14, 2026 at 12:12 AM