The Conversation Brasil
banner
br.theconversation.com
The Conversation Brasil
@br.theconversation.com
Site de notícias sem fins lucrativos, dedicado a transmitir conhecimento acadêmico para o público não especializado.

✉️ Assine a newsletter semanal gratuita https://shre.ink/theconversationbr
Sebastião nos deixou um legado, suas imagens que vão sobreviver a ele e nos ajudar a entender um momento importante da nossa história.

📝 Leia o artigo de Simonetta Persischetti, professora convidada do curso de Pós-Graduação em Fotografia, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP):
Sebastião Salgado: reflexões sobre a expressão fotográfica do nômade do olhar
O gênio que um dia foi criticado por supostamente exercer a “estética da miséria” respondia que apenas fotografava o seu mundo: o terceiro mundo
theconversation.com
May 27, 2025 at 5:18 PM
Criticado pela sua maneira de registrar foi acusado de estetizar a miséria: “Não quis retratar os desfavorecidos, eu nunca fui um militante, é somente minha forma de vida e o que eu pensava”.

Sem dúvida, ele deixou um testemunho de uma época marcada pela transição entre os séculos 20 e 21. (+)
May 27, 2025 at 5:18 PM
Economista por formação, fotógrafo por paixão costumava afirmar: “é o poder (da fotografia) da síntese que é fabuloso."

A fotografia documental marcada por sólidas pesquisas, e por uma estética de contraste em preto e branco, afirmou-se no século XX como uma maneira de interpretar o mundo. (+)
May 27, 2025 at 5:18 PM
Em mais de 50 anos de profissão, Sebastião Salgado fotografou quase o mundo todo.

Sempre com um olhar que procurava chamar a atenção, criar um ponto de reflexão, fazer-nos parar um pouco, neste mundo frenético que vivemos. (+)
May 27, 2025 at 5:18 PM
👉🏽 Antes de iniciar dietas, é aconselhável fazer um exame de sangue completo para avaliar a necessidade de suplementação em caso de deficiências de micronutrientes.

📝 Mais no artigo completo:
O que comer para evitar lesões musculares a partir dos 50 anos
A proteína e os micronutrientes, como cálcio, vitamina D e magnésio, são essenciais para melhorar o desempenho esportivo e reduzir o risco de lesões
theconversation.com
May 27, 2025 at 2:20 PM
Os peixes gordurosos (atum, bonito, sardinha, salmão etc.) e a gema de ovo são considerados fontes complementares de vitamina D.
May 27, 2025 at 2:20 PM
👉🏽 O cálcio é essencial para manter a mineralização óssea adequada e evitar a perda da densidade mineral óssea, associada à deficiência de cálcio no sangue.

Outros alimentos de origem vegetal, como pasta de gergelim, amêndoas, linhaça, soja e avelãs, também são considerados fontes de cálcio. (+)
May 27, 2025 at 2:20 PM
A relevância do magnésio, do cálcio e da vitamina D:

👉🏽 O magnésio ajuda na recuperação muscular e na formação óssea. Pode ser encontrado em alimentos como farelo de trigo, queijo, sementes de abóbora e sementes de linhaça. (+)
May 27, 2025 at 2:20 PM
👉🏽 As necessidades de proteína variam de acordo com a situação clínica do indivíduo.

👉🏽 Em pessoas com mais de 50 anos de idade que são moderadamente ativas fisicamente, as necessidades de proteína variam de 1 a 1,5 gramas por quilograma de peso corporal por dia. (+)
May 27, 2025 at 2:20 PM
O papel fundamental da proteína:

👉🏽 As proteínas fornecem ao sistema humano os aminoácidos essenciais para manter e desenvolver a massa muscular e prevenir a perda de força associada ao envelhecimento, lesão muscular e osteoporose. (+)
May 27, 2025 at 2:20 PM
Na prática, enquanto se mantiverem as desigualdades socioeconômicas e ambientais, a malária continuará sendo um desafio prioritário das nações mais pobres.

📝 Leia o artugo completo:
Malária: doença que acometeu Sebastião Salgado ainda mata meio milhão de pessoas por ano no mundo
O Brasil, porém, registra número menor que a média global, com cerca de 40 mortes por ano. Isso ocorre porque aqui predomina um protozoário menos letal do que em outras partes do mundo
theconversation.com
May 26, 2025 at 12:07 PM
O Brasil registrou, em 2023, 63 mortes por malária, cerca de 10% a menos do que no ano anterior.

A maioria dos casos ocorre em áreas remotas, especialmente em regiões da Amazônia. (+)
May 26, 2025 at 12:07 PM
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2023 foram registrados 263 milhões de casos de malária em 83 países endêmicos, ante 252 milhões em 2022.

No mesmo período, as mortes pela doença recuaram de cerca de 600 mil para 597 mil. A maioria das mortes ocorrem na África Subsaariana. (+)
May 26, 2025 at 12:07 PM
Ainda hoje, a doença é considerada um grave problema de saúde pública no mundo.

Salgado contraiu a doença em 1990, durante uma das viagens que fez a regiões isoladas do mundo para a elaboração de um de seus livros mais famosos, Gênesis. (+)
May 26, 2025 at 12:07 PM
Sebastião Salgado (1944-2025), morto na sexta-feira (23), foi um dos maiores fotógrafos do nosso tempo.

A notícia de que ele conviveu com complicações da malária, e tomou medicamentos por cerca de 15 anos, aumentou o interesse no Brasil, na França e no mundo por essa febre infecciosa. (+)
May 26, 2025 at 12:07 PM
📝 Leia o artigo completo do pesquisador Fabrício Gatagon Suruí, biólogo e primatólogo, do Museu Paraense Emílio Goeldi:
Etnoprimatologia: pesquisa investiga conhecimento tradicional de indígenas sobre primatas que habitam seu território
As espécies de primatas identificadas na Terra Indígena Sete de Setembro possuem significados simbólicos que estão profundamente associados a elementos culturais, ecológicos e mitológicos da cosmologi...
theconversation.com
May 22, 2025 at 3:02 PM