António Duarte
antduarte.bsky.social
António Duarte
@antduarte.bsky.social
O regresso da telescola

Nos concelhos da região centro mais atingidos pelo mau tempo, muitas escolas, ou mesmo a sua totalidade, têm sido encerradas por determinação das autoridades locais. Danos nos edifícios, estradas cortadas, falta de electricidade, água e comunicações, riscos de cheias e…
O regresso da telescola
Nos concelhos da região centro mais atingidos pelo mau tempo, muitas escolas, ou mesmo a sua totalidade, têm sido encerradas por determinação das autoridades locais. Danos nos edifícios, estradas cortadas, falta de electricidade, água e comunicações, riscos de cheias e desabamentos, tudo isto são razões que, ponderadas por quem de direito, têm levado à opção pelo mal menor: manter por alguns dias os alunos em casa, até que o regresso a um mínimo de normalidade se torne possível.
escolapt.wordpress.com
February 13, 2026 at 8:08 AM
Professores de S. Francisco em greve desde segunda-feira

A greve começou no início da semana, mas só agora foi descoberta pela comunicação social portuguesa, porque os grevistas fizeram um protesto mediático na praia. Entre os motivos da greve, que culmina meses de negociações infrutíferas, estão…
Professores de S. Francisco em greve desde segunda-feira
A greve começou no início da semana, mas só agora foi descoberta pela comunicação social portuguesa, porque os grevistas fizeram um protesto mediático na praia. Entre os motivos da greve, que culmina meses de negociações infrutíferas, estão aumentos salariais que cubram a inflação, maiores apoios para os alunos com necessidades especiais e, num país onde algo semelhante ao nosso SNS é uma miragem, seguros de saúde decentes para os profissionais da Educação.
escolapt.wordpress.com
February 12, 2026 at 6:18 PM
Professores «novos»?

O último concurso de professores, dito extraordinário, pretendia captar novos candidatos ao exercício da profissão, admitindo até, ao contrário do que sucede nos concursos normais, candidaturas de detentores apenas de habilitação científica para a docência. Mas os resultados…
Professores «novos»?
O último concurso de professores, dito extraordinário, pretendia captar novos candidatos ao exercício da profissão, admitindo até, ao contrário do que sucede nos concursos normais, candidaturas de detentores apenas de habilitação científica para a docência. Mas os resultados exprimem pouca "novidade": são sobretudo docentes de meia-idade, a grande maioria com experiência profissional e a leccionar no presente ano lectivo, mas que por uma razão ou outra nunca tinham chegado a "efectivar".
escolapt.wordpress.com
February 12, 2026 at 8:08 AM
Rodrigo e o 112

No Dia Europeu do 112, uma comovente história divulgada pelo INEM demonstra, contrariando o tom pessimista a que o estado do país e do mundo nos conduz, como a inteligência, o bom senso, o cuidado com os outros, no fundo tudo aquilo que nos torna humanos, pode estar presente em…
Rodrigo e o 112
No Dia Europeu do 112, uma comovente história divulgada pelo INEM demonstra, contrariando o tom pessimista a que o estado do país e do mundo nos conduz, como a inteligência, o bom senso, o cuidado com os outros, no fundo tudo aquilo que nos torna humanos, pode estar presente em gente de todas as idades e condições. É impossível ficar indiferente à história de Rodrigo, que nos fala de um país que consegue ser melhor, em quase tudo, do que as elites que o dirigem.
escolapt.wordpress.com
February 11, 2026 at 8:05 PM
Ministro/a precisa-se

Maria Lúcia Amaral demitiu-se por "falta de condições", Montenegro assume a pasta para já, mas não deve alargar remodelação Um lastimável erro de casting, que está longe de ser o único num governo de medíocres, a ministra da Administração Interna sai do Governo pela porta…
Ministro/a precisa-se
Maria Lúcia Amaral demitiu-se por "falta de condições", Montenegro assume a pasta para já, mas não deve alargar remodelação Um lastimável erro de casting, que está longe de ser o único num governo de medíocres, a ministra da Administração Interna sai do Governo pela porta pequena. Sendo censurável que alguém aceite um cargo ministerial sem reunir condições para o exercer com um mínimo de competência, é ainda mais criticável que o primeiro-ministro, por razões de puro tacticismo político, escolha manter no seu posto uma ministra completamente inútil e desacreditada. Entretanto, fontes bem informadas descobriram a quem ficará entregue, para já, a Administração Interna… Imagem daqui
escolapt.wordpress.com
February 11, 2026 at 10:55 AM
Pensamento do dia

O velho mundo está a morrer e o novo luta para nascer: é nesta penumbra que surgem os monstros. Antonio Gramsci A frase premonitória de Gramsci, escrita há quase cem anos na prisão, sob a ditadura fascista de Mussolini, ganha nos tempos que correm uma súbita actualidade. Entre o…
Pensamento do dia
O velho mundo está a morrer e o novo luta para nascer: é nesta penumbra que surgem os monstros. Antonio Gramsci A frase premonitória de Gramsci, escrita há quase cem anos na prisão, sob a ditadura fascista de Mussolini, ganha nos tempos que correm uma súbita actualidade. Entre o velho mundo herdado do século XX e a pós-modernidade que nos diziam estar aí ao virar da esquina, velhos monstros que julgávamos mortos e enterrados regressaram, mais fortes do que nunca, para ensombrar a nossa existência.
escolapt.wordpress.com
February 11, 2026 at 8:05 AM
Cada vez mais alunos sem professores

O tema é recorrente, mas não há como não insistir nele, ou não tardarão a dizer-nos que a falta estrutural de professores é uma mera percepção de gente desinformada e alarmista. No imediato, só há uma forma de atenuar o problema: criar condições favoráveis ao…
Cada vez mais alunos sem professores
O tema é recorrente, mas não há como não insistir nele, ou não tardarão a dizer-nos que a falta estrutural de professores é uma mera percepção de gente desinformada e alarmista. No imediato, só há uma forma de atenuar o problema: criar condições favoráveis ao regresso à docência de alguns milhares de professores qualificados, foram empurrados para fora da profissão no tempo em que governantes de vistas curtas decidiram que havia "professores a mais".
escolapt.wordpress.com
February 10, 2026 at 6:46 PM
O Big Brother dominará a escola pública?

(...) nas escolas das massas far-se-á de conta que não faltam professores, reduzir-se-á o currículo e desconsiderar-se-á a dimensão das turmas. Como projecta a OCDE/2035, os professores serão generalistas contratados localmente, ou "guardadores" no…
O Big Brother dominará a escola pública?
(...) nas escolas das massas far-se-á de conta que não faltam professores, reduzir-se-á o currículo e desconsiderar-se-á a dimensão das turmas. Como projecta a OCDE/2035, os professores serão generalistas contratados localmente, ou "guardadores" no "modelo-Uber", que simularão que ensinam Literatura, Filisofia, História, Geografia ou Artes. O poder central livrar-se-á dos concursos e estimulará o clientelismo que facilita a precarização. A opção será a monodocência.
escolapt.wordpress.com
February 10, 2026 at 8:12 AM
Educação e Democracia

Numa posição compreensível, mas para alguns, suponho, discutível, a Fenprof assumiu, antes das eleições, um apoio claro ao candidato António José Seguro. Talvez, enquanto federação sindical pluralista e apartidária, se pudesse ou devesse escusar a tomar posição entre dois…
Educação e Democracia
Numa posição compreensível, mas para alguns, suponho, discutível, a Fenprof assumiu, antes das eleições, um apoio claro ao candidato António José Seguro. Talvez, enquanto federação sindical pluralista e apartidária, se pudesse ou devesse escusar a tomar posição entre dois candidatos ligados, ambos, a dois partidos políticos. Fê-lo, no entanto, por razões lógicas: não faz sentido defender a escola pública de qualidade, democrática e participativa, e não identificar na candidatura de André Ventura uma ameaça directa, não só a essa escola, mas também aos valores de Abril que ela mesma incorpora.
escolapt.wordpress.com
February 9, 2026 at 7:08 PM
Presidente Seguro

Além da confirmação da vitória clara, e mais do que expectável, de António José Seguro, a análise dos resultados da segunda volta das eleições presidenciais permite tirar mais algumas breves conclusões: A abstenção eleitoral continua em níveis muito elevados e não adianta tentar…
Presidente Seguro
Além da confirmação da vitória clara, e mais do que expectável, de António José Seguro, a análise dos resultados da segunda volta das eleições presidenciais permite tirar mais algumas breves conclusões: A abstenção eleitoral continua em níveis muito elevados e não adianta tentar normalizar uma realidade anómala. Quando praticamente metade do eleitorado abdica de participar na vida democrática, algo vai mal na nossa democracia - uma conquista com pouco mais de meio século, mas que a prazo pode estar em causa: quem não a valoriza também não estará disponível para a defender quando estiver verdadeiramente ameaçada.
escolapt.wordpress.com
February 9, 2026 at 7:55 AM
Escolas sem bússola

Num país de tradição centralista, e apesar de muitas competências ao nível da administração escolar terem já passado para as autarquias, as escolas continuam a depender, nos procedimentos e decisões do seu dia a dia, das orientações da administração central. O que fazer, então,…
Escolas sem bússola
Num país de tradição centralista, e apesar de muitas competências ao nível da administração escolar terem já passado para as autarquias, as escolas continuam a depender, nos procedimentos e decisões do seu dia a dia, das orientações da administração central. O que fazer, então, quando o aparelho ministerial se encontra parcialmente paralisado? A situação está a ser denunciada pelos directores escolares: a extinção dos organismos centrais que até aqui asseguravam o contacto entre as escolas e o ministério - DGAE, DGEstE, IGEFE - não foi foi acompanhada pela entrada célere em funcionamento daqueles que os irão substituir.
escolapt.wordpress.com
February 8, 2026 at 6:35 PM
Eleições em estado de calamidade

Três semanas volvidas sobre o primeiro acto, repete-se hoje a eleição presidencial. É demasiado tempo: nenhum dos candidatos trouxe algo de novo à campanha para a esta segunda volta que, com as tempestades pelo meio, se tornou um exercício inútil e penoso. A grande…
Eleições em estado de calamidade
Três semanas volvidas sobre o primeiro acto, repete-se hoje a eleição presidencial. É demasiado tempo: nenhum dos candidatos trouxe algo de novo à campanha para a esta segunda volta que, com as tempestades pelo meio, se tornou um exercício inútil e penoso. A grande maioria dos eleitores não terá tido dificuldade em definir, logo após a eliminação dos outros candidatos, a opção por Seguro ou Ventura.
escolapt.wordpress.com
February 8, 2026 at 8:16 AM
Equidade no reposicionamento – a posição do movimento PEV

Quando o Governo se prepara para ignorar a recomendação do Parlamento no sentido de corrigir os tratamentos desiguais e as situações de injustiça que persistem na carreira docente, o movimento PEV - Professores pela Equidade e Valorização,…
Equidade no reposicionamento – a posição do movimento PEV
Quando o Governo se prepara para ignorar a recomendação do Parlamento no sentido de corrigir os tratamentos desiguais e as situações de injustiça que persistem na carreira docente, o movimento PEV - Professores pela Equidade e Valorização, que há muito se vem batendo por esta causa, pressiona o ministro Fernando Alexandre para que não faça ouvidos de mercador às vozes dos professores injustiçados nem ao repto que lhe chega da Assembleia da República.
escolapt.wordpress.com
February 7, 2026 at 2:33 PM
Provas-ensaio foram adiadas

As recentes perturbações no funcionamento das aulas nas regiões do país afectadas pelas tempestades aconselhavam-no e o MECI assim decidiu: as provas-ensaio realizar-se-ão em Abril, e não em Fevereiro como estava previsto. Continua a ser altamente discutível um modelo…
Provas-ensaio foram adiadas
As recentes perturbações no funcionamento das aulas nas regiões do país afectadas pelas tempestades aconselhavam-no e o MECI assim decidiu: as provas-ensaio realizar-se-ão em Abril, e não em Fevereiro como estava previsto. Continua a ser altamente discutível um modelo avaliativo para o qual os alunos precisam de ser "ensaiados", quando todas as teorias sobre avaliação pedagógica tendem a coincidir na ideia-chave de que os alunos devem ser avaliados, o mais possível, no contexto em que estudam, aprendem e aplicam os seus conhecimentos.
escolapt.wordpress.com
February 7, 2026 at 8:18 AM
AR recomenda fim das injustiças na carreira docente

Saiu finalmente em Diário da República, quase um mês depois da aprovação em plenário, a resolução parlamentar que recomenda ao Governo a contagem integral do tempo de serviço de todos os docentes, deixando de discriminar aqueles que entraram em…
AR recomenda fim das injustiças na carreira docente
Saiu finalmente em Diário da República, quase um mês depois da aprovação em plenário, a resolução parlamentar que recomenda ao Governo a contagem integral do tempo de serviço de todos os docentes, deixando de discriminar aqueles que entraram em momentos diferentes na carreira e de prejudicar os que se viram ultrapassados no ingresso ou nos reposicionamentos. É uma reivindicação justa que finalmente se torna posição oficial de um órgão de soberania.
escolapt.wordpress.com
February 6, 2026 at 7:29 PM
Espanha proíbe redes sociais a menores de 16 anos

"As redes sociais transformaram-se num Estado falido, onde se ignoram as leis e os delitos se toleram" e as crianças "estão expostas a um espaço onde nunca deveriam navegar sozinhas, um espaço viciante, de abusos, violência, pornografia e…
Espanha proíbe redes sociais a menores de 16 anos
"As redes sociais transformaram-se num Estado falido, onde se ignoram as leis e os delitos se toleram" e as crianças "estão expostas a um espaço onde nunca deveriam navegar sozinhas, um espaço viciante, de abusos, violência, pornografia e manipulação", disse Sánchez, numa intervenção na Cimeira Mundial de Governos, que reúne líderes internacionais no Dubai. As novas medidas serão aprovadas na próxima semana pelo Conselho de Ministros e incluirão a obrigação das plataformas digitais implementarem sistemas eficazes de verificação da idade dos utilizadores das redes sociais, disse o líder do Governo espanhol.
escolapt.wordpress.com
February 6, 2026 at 8:10 AM
Pais que querem ensinar os professores

Há uma cena que se repete com demasiada frequência nas escolas portuguesas. Chega um encarregado de educação ao gabinete do professor, senta-se, e começa a explicar como é que o docente deveria conduzir a sua aula, que metodologia usar, como avaliar, quando…
Pais que querem ensinar os professores
Há uma cena que se repete com demasiada frequência nas escolas portuguesas. Chega um encarregado de educação ao gabinete do professor, senta-se, e começa a explicar como é que o docente deveria conduzir a sua aula, que metodologia usar, como avaliar, quando repetir conteúdos. Fala com a convicção de quem domina o assunto. Não domina. Opina sobre pedagogia como quem opina sobre futebol ao domingo, com paixão, mas sem conhecimento técnico.
escolapt.wordpress.com
February 5, 2026 at 8:16 PM
Mais concursos são a solução?

Não há duas sem três, e o recurso, todos os anos, a concursos ditos "extraordinários" é uma tentativa de remedeio pode ter vindo para ficar. Mas não passa disso mesmo, pois a eficácia da medida, como sabemos, é muito reduzida: não satisfaz todas as carências, não tem…
Mais concursos são a solução?
Não há duas sem três, e o recurso, todos os anos, a concursos ditos "extraordinários" é uma tentativa de remedeio pode ter vindo para ficar. Mas não passa disso mesmo, pois a eficácia da medida, como sabemos, é muito reduzida: não satisfaz todas as carências, não tem efeito imediato, pois a grande maioria dos vinculados já está a trabalhar noutra escola e aí continua, e transporta consigo, ao colocar cada vez mais docentes não profissionalizados, o desafio de garantir aos novos docentes o acesso à profissionalização em serviço: um problema suplementar que o MECI não parece muito interessado em resolver.
escolapt.wordpress.com
February 5, 2026 at 8:10 AM
Ministro da Educação quer escolas abertas

Escolas abertas e alunos lá dentro. Se não houver salas de aula, noutro qualquer espaço improvisado e não especificado. O impacto nas actividades lectivas foi, ao que parece, minimizado pelo facto de grande parte das escolas nas zonas afectadas estar no…
Ministro da Educação quer escolas abertas
Escolas abertas e alunos lá dentro. Se não houver salas de aula, noutro qualquer espaço improvisado e não especificado. O impacto nas actividades lectivas foi, ao que parece, minimizado pelo facto de grande parte das escolas nas zonas afectadas estar no regime semestral, com as aulas interrompidas para se proceder à avaliação do 1.º semestre. Mas agora deseja-se o rápido regresso à normalidade, ainda que as condições, em boa parte das escolas afectadas, estejam muito longe, já nem digo do normal, mas do minimamente indispensável para o seu funcionamento.
escolapt.wordpress.com
February 4, 2026 at 7:12 PM
Que morra de vez!

Tem morte previsível e anunciada há muito tempo, mas não há meio de morrer de vez: a norma que tenta impedir a reinscrição na Caixa Geral de Aposentações é considerada, numa rara decisão unânime do tribunal superior que trata destas matérias, inconstitucional. A…
Que morra de vez!
Tem morte previsível e anunciada há muito tempo, mas não há meio de morrer de vez: a norma que tenta impedir a reinscrição na Caixa Geral de Aposentações é considerada, numa rara decisão unânime do tribunal superior que trata destas matérias, inconstitucional. A inconstitucionalidade já foi proferida por diversas vezes, mas falta uma declaração geral e abstracta que arrume de vez com a…
escolapt.wordpress.com
February 4, 2026 at 8:01 AM
Fernando Alexandre apoia o estado genocida

Sonso e de palavreado manso, Fernando Alexandre vem-se revelando aos poucos. E não é bonita a imagem que dá de si próprio, que apesar de tudo não destoa da mediocridade geral do governo a que pertence, e que por estes dias tem sido bem evidente. Poderia…
Fernando Alexandre apoia o estado genocida
Sonso e de palavreado manso, Fernando Alexandre vem-se revelando aos poucos. E não é bonita a imagem que dá de si próprio, que apesar de tudo não destoa da mediocridade geral do governo a que pertence, e que por estes dias tem sido bem evidente. Poderia não o fazer, pois tem certamente muitos e urgentes assuntos a tratar no seu ministério, que o dispensam até de comparecer às reuniões sindicais com os sindicatos de professores, mas optou ir ao beija-mão à embaixada de Israel, onde anunciou a próxima deslocação ao país.
escolapt.wordpress.com
February 3, 2026 at 7:27 PM
Especialistas defendem aulas a começar mais tarde

Adolescentes com sono? A solução pode ser começar as aulas mais tarde Estudos apontam que começar as aulas antes das 9h00 prejudica a aprendizagem, a concentração e o bem‑estar dos jovens. Experiência dos países nórdicos mostra resultados…
Especialistas defendem aulas a começar mais tarde
Adolescentes com sono? A solução pode ser começar as aulas mais tarde Estudos apontam que começar as aulas antes das 9h00 prejudica a aprendizagem, a concentração e o bem‑estar dos jovens. Experiência dos países nórdicos mostra resultados positivos. A que horas deve começar o dia de aulas? A questão não é pacífica e vem à baila de tempos a tempos, com um número crescente de especialistas a apontar as vantagens de, pelo menos para os adolescentes, iniciar um pouco mais tarde do que se faz actualmente na maioria das escolas.
escolapt.wordpress.com
February 3, 2026 at 8:10 AM
Mais Estado, pior Estado

Um Estado que comunica connosco pela “Autoridade” Tributária que nos saca, entre impostos directos, indirectos, taxas e contribuições sociais entre 50 a 70% dos salários, e que não tem ninguém para ajudar um idoso a tapar um telhado com uma lona… Que espectáculo ofensivo o…
Mais Estado, pior Estado
Um Estado que comunica connosco pela “Autoridade” Tributária que nos saca, entre impostos directos, indirectos, taxas e contribuições sociais entre 50 a 70% dos salários, e que não tem ninguém para ajudar um idoso a tapar um telhado com uma lona… Que espectáculo ofensivo o que temos assistido por parte deste Governo, a que se junta o líder fascista Ventura a carregar águas para o tik-tok, uma ofensa aos bombeiros e ao pessoal de emergência.
escolapt.wordpress.com
February 2, 2026 at 7:20 PM
Retrato de um país adiado

A incapacidade revelada a todos os níveis na prevenção e na gestão da calamidade que se abateu pelo país, com forte incidência no distrito de Leiria, deixa a nu, para além das dificuldades e das situações dramáticas que centenas de milhares de pessoas enfrentam ainda, uma…
Retrato de um país adiado
A incapacidade revelada a todos os níveis na prevenção e na gestão da calamidade que se abateu pelo país, com forte incidência no distrito de Leiria, deixa a nu, para além das dificuldades e das situações dramáticas que centenas de milhares de pessoas enfrentam ainda, uma evidência preocupante: a gestão do país está entregue a incompetentes e, pior ainda, isso parece não preocupar por aí além os cidadãos.
escolapt.wordpress.com
February 2, 2026 at 8:04 AM
Música para uma noite de chuva: The Pogues – A Rainy Night In Soho
Música para uma noite de chuva: The Pogues – A Rainy Night In Soho
escolapt.wordpress.com
February 1, 2026 at 6:18 PM