Scholar

Stevens K. Rehen

H-index: 44
Biology 37%
Neuroscience 36%
stevensrehen.bsky.social
Um estudo com mais de 42 mil pessoas mostrou que o isolamento social e a solidão alteram proteínas ligadas à inflamação e ao sistema imunológico, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, AVC e mortalidade.
stevensrehen.bsky.social
Nossa qualidade de vida depende do próximo, cuide de quem está ao seu lado. Fortalecer conexões humanas não é apenas questão de bem-estar emocional, mas de saúde pública e longevidade.
stevensrehen.bsky.social
Avanços na medicina, hábitos mais saudáveis e maior acesso à informação podem explicar essa evolução. A pesquisa reforça a necessidade de políticas que promovam envelhecimento saudável e reavaliem o papel da população idosa na sociedade.
stevensrehen.bsky.social
Utilizando o conceito de capacidade intrínseca da OMS, que avalia aspectos cognitivos, locomotores, psicológicos e sensoriais, os resultados sugerem que indivíduos de 70 anos atualmente se comparam, em saúde, aos de 60 anos de décadas anteriores.
stevensrehen.bsky.social
70 são os novos 60!

Estudo publicado em 3/1/25 revela que idosos de hoje tem níveis de condicionamento físico e mental muito superiores aos de gerações passadas na mesma idade.
stevensrehen.bsky.social
Uma conversa de 30 minutos sobre organoides cerebrais, psicodélicos, longevidade, pesquisas feitas em nosso país, parcerias internacionais com Promega e Usona.

Brasil, Zil. Agradeço ao Miguel De Almeida e TV Cultura pela oportunidade.

youtu.be/D_k7hTxapo4?...
BRASIL, ZIL | STEVENS REHEN | 01/01/2025
YouTube video by TV Cultura
youtu.be

Reposted by Stevens K. Rehen

marcelonleite.bsky.social
2025: "Chegou ao fim o annus horribilis de 2024. Ano mais quente, o 1º com temperatura global acima de 1,5ºC, recorde de emissões de carbono... Para cumular, houve os fiascos psicodélicos. A boa notícia: ficou tão ruim em 2024 que o mais provável é melhorar."
folha.com/l80be1zq
Opinião - Virada Psicodélica: Após 2024, cenário para terapias psicodélicas só pode melhorar
Tropeço na FDA pode ser compensado com avanços na Europa e, quem diria, Trump
folha.com
stevensrehen.bsky.social
À medida que aprendemos mais sobre as bases biológicas do envelhecimento cerebral, evidências sugerem que o exercício físico e uma dieta equilibrada podem ajudar a preservar a saúde da microglia e de outros tipos celulares, retardando o impacto do envelhecimento.
stevensrehen.bsky.social
Já outras células gliais no hipotálamo, como os tanicitos, auxiliam na regulação da saciedade e do metabolismo, mas perdem eficiência com a idade, afetando os neurônios que controlam diretamente essas funções.
stevensrehen.bsky.social
Estudo publicado hoje (1/1/25) revelou que quase 2.500 genes alteram sua expressão com a idade, especialmente em células gliais, que não são neurônios. A microglia, por exemplo, entra em um estado inflamatório crônico com o tempo, impactando todo o ecossistema cerebral.
stevensrehen.bsky.social
Entre luzes suaves e sombras dançantes,
um espírito feito de raízes se ergue.

Ramos entrelaçados carregam histórias do tempo, enquanto o brilho ao redor sussura…

Feliz 2025!
stevensrehen.bsky.social
L. asaccharolyticus está associada ao consumo de café. A bactéria tem participação na saúde intestinal, incluindo a fermentação de fibras e a produção de compostos benéficos como ácidos graxos de cadeia curta.
stevensrehen.bsky.social
Nossos sistemas sensoriais captam dados na ordem de bilhões de bits por segundo, mas o cérebro consciente opera a apenas 10 bits/s.

É pouco provável que psicodélicos aumentem essa capacidade de processamento, mas devem alterar como a informação é organizada e integrada.
stevensrehen.bsky.social
Nosso estudo com neuroesferas humanas para entender melhor o funcionamento do cérebro. Usamos uma técnica avançada para analisar proteínas reduzindo a necessidade do uso de experimentação animal.

www.sciencedirect.com/science/arti...
stevensrehen.bsky.social
Publicações científicas de nosso laboratório no IDOR que foram destaque em 2024. De organoides a c elegans, do vírus Zika a psicodélicos. Muito obrigado a todos os nossos colaboradores e parceiros!

References

Fields & subjects

Updated 1m