Matheus G. 🍉
banner
matheusgallina.bsky.social
Matheus G. 🍉
@matheusgallina.bsky.social
Advogado, Direito (UFSC) e ADM (UDESC).
Cisma política, jurídica, científica, histórica, esportiva. Bandeiras, não lados dicotômicos. Maiêutica: superar doxa e desonestidade intelectual.
Humanismo, democracia militante, patriotismo constitucional.
🎗️
44- Os possíveis 4 demoraram a serem pegos após avistados. O bote tinha de desviar de corpos. O chinês Fang Lang sobreviveu equilbrando-se sobre porta e mantendo corpo fora d'água (inspirou o filme). Os chineses mesmo passando pelo inferno foram expulsos pela imigração americana assim que pisaram lá
December 5, 2025 at 2:34 AM
43- O bote 4 voltou para buscar sobreviventes, mas teve de aguardar quase todos morrerem. Transferiram passageiros e foram.
Outro erro do filme: oficiais não tinham lanternas, foi no breu total da noite sem lua, em meio a centenas de mortos, guiados por gemidos, apitos, um sinalizador e luz estelar.
December 5, 2025 at 2:23 AM
42- Raros que submergiram sobreviveram. UMA mulher: Rhoda Abbott, bote inundado A (após perder seus filhos na água).
15min a -2ºC dava inconsciência e logo morte. Muitos dos que subiram nas jangadas (A/B) faleceram. De mais de mil ao mar, 3 ou 4 pegos pelo bote que voltou - nenhuma mulher, como Rose
December 5, 2025 at 2:22 AM
41- Apenas 8 subiram no bote 4, o único perto para alcançar a nado, na escuridão. 2 morreram pelos minutos na água.
18 subiram no bote virado, 4 mortos - Jack diz que se amontoaram em toda posição possível e ficaram estáticos, tentando segurar na saliência de 1,5cm da tábua para não cair. POR HORAS!
December 5, 2025 at 2:15 AM
40- Após Titanic rachar/explodir, não dava de distinguir o navio além de uma mancha preta tapando a luz das estrelas. Até quem sobreviveu apoiando-se em destroços diz que não identificava objetos - o barbeiro Augustus Weikman disse que nadou até objeto escuro: seria conjunto de cadeiras que o salvou
December 5, 2025 at 1:56 AM
39- Não por outro motivo, a diferença de condições da proa e da popa no fundo do oceano é gigantesca: a popa foi justamente a que submergiu de modo célere, gerando mais bolsões de ar que sofreriam a enorme pressão do fundo do oceano - como o submarino que implodiu. A proa encheu de água por 2 horas.
December 4, 2025 at 11:35 PM
38- Após afundar, o barulho diminuiu e, para muitos, cessou. Com exceção das implosões da popa indo ao fundo do oceano, pelos bolsões de ar - por isso encontrada destruída -, além de quem estava bem próximo: Jack comparou o som dos centenas de mergulhados a "zumbidos de gafanhotos em noite de verão"
December 4, 2025 at 11:27 PM
26- O padre Thomas Byles ficou até o fim, ouvindo confissões, dando sermões, inclusive nos minutos finais, elevado na popa.

27- Se Archibald refutou gritaria, após a explosão (como relatos descrevem a ruptura) ocorreu. Frank Goldsmith disse que não ia a jogos de baseball, o som da torcida lembrava.
December 4, 2025 at 11:17 PM
35- Como no filme, de fato agarravam-se em grupos, penduradas na popa em ângulo mais verticalizado (provável não nos 90º do filme, além de rodar) e caindo. Jack Thayer relatou: "conseguíamos ver quase 1500 pessoas agarrando-se em grupos como enxames de abelhas e caindo, em massa, duplas ou sozinhas"
December 4, 2025 at 10:22 PM
34- A popa do navio, após partir, não afundou reta como no fim, mas possivelmente girando. É o que relatam alguns sobreviventes, entre eles Jack Thayer (que inspirou, em aparência e idade, o do filme). Girou nos minutos finais, aparecendo os hélices (masculino para barco) para quem não tinha visão.
December 4, 2025 at 9:07 PM
Cel. confirmou forte corrente enquanto o navio sucumbia e chegou a ser sugado próximo do teto de vidro da Grande Escadaria - provavelmente quebrou. Aconteceu com sobreviventes, sempre salvos pelo acaso.
No filme, Astor está lá, mas o corpo foi recuperado, com o rosto machucado, possivelmente chaminé
December 4, 2025 at 4:02 PM
Gracie, que escreveu um dos livros com relato mais rico sobre o naufrágio, ajudou a liberar os desmontáveis, e refuta eventual gritaria ainda na reta final: até entre a massa da 3ª classe que surgiu quando só faltavam os desmontáveis, não havia choro histérico, nenhuma evidência de pânico.
December 4, 2025 at 1:55 PM
33- O terror dos botes A e B foi tanto, que seus membros iam falecendo aos poucos de hipotermia e sendo lançados ao mar, para dar mais espaço e/ou equilibrar melhor a jangada. Boa parte comprometeu sua saúde para o resto da vida, chegando um deles, Coronel Archibald Gracie IV, a morrer meses depois.
December 4, 2025 at 1:55 PM
32- Há uma polêmica sobre qual foi de fato a última música tocada no Titanic, com relatos contraditórios (como foi bem comum no caso): Songe d'Automne ou Nearer My God to Thee. A banda realmente tocou por muito tempo, até não haver botes. O corpo do líder foi recuperado e, junto dele, seu violino.
December 4, 2025 at 1:09 PM
Os embarcados tinham água até joelhos, já que o bote A esteve amarrado ao navio e afundava junto: cortaram com canivetes, quando libertado, submerso, foi lançado para cima por boiar e jogou muita gente pra fora.
Dos que ficaram, cerca de 30 após o caos do mergulho final, metade morreu de hipotermia.
December 4, 2025 at 1:56 AM
Esse foi o bote mais dramático do Titanic. Já inicia com tiros (massa da 3ª classe subiu dos decks em que aguardavam em direção ao último bote), possivelmente o suicídio (Murdoch ou Lowe). Termina inundado, com pessoas parcialmente submersas na imensidão do oceano.
É no que escapa Hockley no filme.
December 4, 2025 at 1:31 AM
31- Tal momento repentivo foi quando o bote dobrável A, já no convés do lado correto, foi inundado e quase afundou junto do Titanic, afinal Murdoch achou que dava tempo de prendê-lo aos turcos e lançá-lo normalmente. Alguns relatam que foi quando o oficial (e outros, Lowe e Moody) foram dragados.
December 4, 2025 at 1:23 AM
30- Diferente do filme, o navio estava torto pra bombordo e atrapalhou demais o lançamento de botes do estibordo, travando no casco. Com o equilíbrio interno, houve uma onda que derrubou muita gente. Ocorreu mais de uma vez e, mais bruscamente, jogava pessoas na água.
December 4, 2025 at 1:14 AM
29- Toda a história de Ismay pressionar Capitão a bater recorde de velocidade é falsa. Titanic não tinha tal pretensão, linha de luxo e grandeza, não rapidez. Ir a alta velocidade em tempo limpo era regra, não exceção.Distorção do ouvido por passageira, ambos apenas comemoravam a viagem sem percalço
December 4, 2025 at 1:04 AM
28- No filme, o Capitão fica atônito, sem reação. Falso. Foi bem ativo até o fim. Ao dispensar os oficiais, prestes a afundar, aí sim visto chorando.
Ainda, há relatos de que tentou salvar criança já na água, em contato com o bote virado, sem espaço para ele (estava muito escuro para ter certeza).
December 4, 2025 at 12:57 AM
27- O fim de ambos é diferente do filme. Foram vistos mergulhando na reta final do naufrágio, ao lado da ponte de comando - não morreram dentro da ponte nem na sala de fumantes (isso foi uma hora antes). Cap. Smith usou até megafone para chamar botes vazios de volta (cena cortada que ocorreu).
December 4, 2025 at 12:52 AM
26- Tanto ele quanto Cap. Smith não ficaram passivos em choque como no filme, inúteis na evacuação. Na realidade, inspecionaram locais atingidos. Andrews auxiliou encorajando o uso de colete e direcionando p botes. Mas realmente foi visto em um relato como no filme, olhar vazio na sala de fumantes.
December 4, 2025 at 12:52 AM
25- A ideia dos oficiais era descer o mais rápido os botes antes do Titanic afundar, já que o projetista Thomas Andrews calculara que afundaria em cerca de 1h a menos que de fato ocorrera. Mesmo assim, dois botes NÃO FORAM lançados. Depois, poderiam embarcar pelas portas de acesso lateral do barco.
December 4, 2025 at 12:35 AM
24- Diferente do que pensa o senso comum e criticou o filme, era NORMAL não ter botes para todos. A ideia era usar de transporte para o barco de resgate (voltando depois) e não comportar. O problema foi a distância pro mais próximo (Carpathia), já que o Californian (MUITO perto) desligou o rádio.
December 3, 2025 at 11:03 PM
23- Todavia, foi o que causou as 1as vítimas. Justo quando instalava as bombas, o engenheiro Jonathan Shepherd quebrou perna em bueiro. O foguista Frederick Barrett (no filme) o resgata p/ outra sala, mas lá o anteparo rompe e morre sentado, afogado,junto do colega Herbert Harvey que tentou salvá-lo
December 3, 2025 at 10:47 PM