João G. Ribeiro
joaogsr.bsky.social
João G. Ribeiro
@joaogsr.bsky.social
writer, thinker, lazy-doer.
editor @shifter.pt / general intellect

tecnologia/filosofia/ciência/política/...
É uma tentação perigosa também - tanto quanto a ilusão de que uma plataforma “salva” o discurso. Pelo menos da minha parte não é por aí. Nem apelo a nenhum boicote. Os últimos dois artigos que tínhamos publicado no Shifter vieram de substacks 😅
November 29, 2025 at 10:00 PM
Isso. O meu go-to seria comprar um servidor por 4€/mês e instalar wordpress - faz-se em 5 minutos sem conhecimento técnico nenhum. A partir daí dá para ir brincando para explorar as possibilidades que são quase infinitas.
November 29, 2025 at 9:49 PM
Ora bem. Eu concordo contigo que a ideia do substack é boa, e tem muito bom conteúdo. Mas a gestão da empresa mostra que estão prontos a abdicar da ideia em prol do crescimento e para pagar o investimento que receberam e lhes permitiu atrair tanto conteúdo bom.
November 29, 2025 at 9:36 PM
Para além disso é fundamental: o Ghost não tem sistema de recomendação, ou o wordpress, o Substack tem e está no centro da nova “versão” da empresa. Esse é o verdadeiro ponto.
November 29, 2025 at 9:31 PM
Contudo, mesmo nesse ponto, o Substack tem um registo muito ambíguo. Quando rebentou a confusão aqui há uns anos vieram defender a “liberdade de expressão” mas com a pressão apagaram 5 contas. E agora que estão a mudar de newsletter para rede social exige-se que sejam claros na política de moderação
November 29, 2025 at 9:29 PM
Tens toda a razão e enquanto um dos proponentes da discussão, pelo artigo que publiquei, devo deixar claro que para mim esse não é o ponto desta discussão.
November 29, 2025 at 9:27 PM
✌️✌️ e acrescento à trivia do Pedro, o Curtis Yarvin que é fascista assumido, racista orgulhoso e defensor da escravatura está nos tops da plataforma há meses!! A ideia que o Substack está imune a estas coisas é só mais uma ilusão.
November 29, 2025 at 9:21 PM
Também está mencionada - e também está altamente relacionada!
November 28, 2025 at 9:09 PM
Eu tenho por religião criticar tudo o que sejam artigos sobre tecnologia de consumo. Mas se um dia precisar já sei!
November 28, 2025 at 9:01 PM
Ahaha eu adoro comboios, o meu pai é ferroviário e é o meu meio de transporte favorito, de longe! Mas as linhas do interior estão com um serviço muito mau. Estas automotoras azuis precisam de reforma urgente.
November 22, 2025 at 2:24 PM
(O Mob é um rapper “fraquíssimo” que faz uma entrada no disco quase a falar e com rimas fracas MAS ESSA É A SUA MAGIA, AI could never)
November 18, 2025 at 9:20 AM