Felipe Azevedo e Souza
banner
felipeazv.bsky.social
Felipe Azevedo e Souza
@felipeazv.bsky.social
Professor no @historiapuc-rio.bsky.social; Editor da @mundosdotrabalho.bsky.social.
Para uma pesquisa séria sobre Tia Simoa, Napoleão e os trabalhadores engajados na greve, leia a pesquisa de Martine Jean em Mundos do Trabalho:

periodicos.ufsc.br/index.php/mu...
Vista do Rethinking Slavery's Abolition in Ceará Through an Engagement with maritime Marronage
periodicos.ufsc.br
November 23, 2025 at 3:00 PM
Tem um momento que aparece um poeta declamando, uma tomada na praça do sebo. É o Miró da Muribeca, poeta marginal negro, que ficava justamente ali. Morreu ano passado. Achei de uma sensibilidade enorme colocar o Miró como fator de referência espacial e afetiva (que de fato era) do centro da cidade.
November 12, 2025 at 12:27 PM
"americanos" queria dizer "norte-americanos"
October 3, 2025 at 8:58 PM
October 3, 2025 at 8:54 PM
...era utilizado. Um símbolo de como a rebeldia era transnacional, bem como as estratégias de conter fugas e os usos da imprensa. São os ventos comuns que legam importância ao livro do Rediker para compreender as estratégias dos de baixo por aqui também. Em breve sai resenha em Mundos do Trabalho.
October 3, 2025 at 8:53 PM
Fora que a postagem não responde a pergunta que anuncia, porque se for entrar na biografia de Eusébio a coisa fica ainda pior.
September 4, 2025 at 12:39 PM
Reposted by Felipe Azevedo e Souza
No semestre que vem, o prof. Felipe Azevedo e Souza ministrará o seminário especial "O proletariado atlântico: Articulação entre Classe e Raça".
July 28, 2025 at 11:47 PM
Luiza ser identificada como escravizada, o que contrapõe a versão de Luiz Gama de que sua mãe era uma africana livre".
Gama estava correto! Após 1815 o comércio de escravizados ao norte da linha do equador era ilegal, Luiza foi trazida de lá, então ela poderia sim ser considerada "africana livre".
July 27, 2025 at 4:00 PM